Tags /
Historias lindas, Ted Corbitt, corrida, Loja Korrer, Korrer
Esse é Ted Corbitt, considerado pai da corrida de longa distância. Um afro-americano, neto de escravizados, que ajudava a família no trabalho da lavoura de algodão, nos EUA. Aproveitava a ida e a volta da escola para lavoura e vice-versa para correr. Sua 1° corrida foi aos 13 anos: correu com uma calça de veludo cotelê e descalço. E venceu.
Continuou seus estudos por incentivo da mãe e ingressou na High School e logo se tornou o melhor corredor das 800 jardas. Contrariando a maioria negra de sua época, ingressou na Universidade de Cincinnate, na qual cursou Educação Física e Saúde. Mas, sua carreira no atletismo não decolou na universidade, visto que havia muito segracionismo na época.
Continuou treinando por conta própria e se aprimorando. Estreou em Boston em 1951, prova que o fez treinar seu corpo e se autoconhecer. Foi o primeiro afro-americano a estar numa Maratona em Jogos Olímpicos (1952). Venceu inúmeras provas e era um ativista da inclusão através do esporte. Foi parado em diversas situações durante seus treinos pelo fato de ser negro. Lutou contra as questões do racismo e também da inclusão das mulheres no esporte.
Por isso, era chamado de ativista silencioso. Já na década de 1970, trabalhava com os Corredores Mestres: grupo de pessoas acima de 40 anos que desejavam superar seu rendimento. Ao longo de sua vida, Corbitt correu 223 maratonas e ultras e venceu 30 delas. Aos 82 anos ele participou de uma ultra, correndo 24 horas.
Gratidão, Ted Corbitt, por tudo o que significas para todos nós. Obrigada por nos ensinar sobre coragem, sobre determinação e sobre persistência. Obrigada por nos mostrar que todos podem buscar seus caminhos e que preconceito e racismo, sempre devem ser combatidos.
Boas, felizes, lindas e respeitosas corridas!