Tags /
Maria Zeferina Baldaia, corrida, mulher, Cathy Freeman , correrdora, vencedora
Cathy Freeman é atleta velocista. Descendente de aborígenes (povos nativos da Austrália) Cathy entrou para a história dos Jogos Olímpicos, como sendo a primeira aborígene a vencer uma prova. Ela foi medalha de ouro nos 400m rasos nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000. O esporte entrou para sua vida por incentivo do padastro quando tinha 17 anos.
De lá para cá, foram inúmeras vitórias, sempre levando a causa de seu povo como lema. Os aborígenes sofrem discriminações, como diversos povos nativos ao redor do mundo e Cathy sempre buscou combater essa ideia usando o esporte como ferramenta. Para se ter uma noção do tamanho da conquista dessa atleta, ela equivale a termos uma descendente de algum povo indígena brasileiro conquistando a medalha de ouro em uma olimpíada.
Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sidney, Cathy foi escolhida para acender a pira olímpica. No dia de sua vitória nos 400m, ao fazer sua volta olímpica, ela carregou a bandeira da Austrália e a bandeira aborígene nativa. Em 2007, a atleta criou a Fundação Catherine Freeman, uma organização não governamental que atende crianças indígenas australianas.
Gratidão, Cathy, por todo legado de garra e determinação que deixas para todos. Obrigada por nos ensinar que o esporte é verdadeiramente lugar para todos independente de sua etnia. Obrigada por colocar o povo nativo de seu país na história e mostrar que também pode vencer.
Bora "vencer" mais uma linda semana que se inicia?
Boas, felizes, lindas e respeitosas corridas!