Tags /
corrida, loja Korrer, Libertadores da Korrer, Liberdade, Irenice rodrigues, mulher, força feminina
A história de hoje tem sotaque mineiro e traz a marca da garra e da luta nas pistas e na vida. Irenice Rodrigues marcou a história do esporte brasileiro, por ser primeira mulher a disputar a prova dos 800 m. Em pleno regime militar, numa época na qual essa prova era proibida para as mulheres, porque acreditava-se que era "desgastante demais para as possibilidades físicas femininas", Irenice fez acontecer. Trouxe a luta contra o racismo, pela igualdade racial e pela justiça do trabalho, para as pistas. Competiu no Pan de Winnipeg (1967) e foi recordista dos 400m e dos 800m. Mas, a considerada ousadia da época teve um preço. Irenice foi "desligada" dos Jogos Olímpicos de 1968, acusada de "conduta antidesportiva" e teve seus registros no esporte apagados dos documentos oficiais. Irenice deixou seu legado de luta pela igualdade racial e pela condição da mulher marcados em nossa história.
Que possamos continuar sua luta, mostrando que diferenças não devem continuar sendo transformadas em desigualdades, tanto nas pistas como na vida.
Gratidão, Irenice, por ter mostrado que ser mulher e negra, não é um limitador. Conquistas como a sua contribuem para que, pouco a pouco, os preconceitos sejam desconstruídos.
Sigamos tendo a garra e a coragem de Irenice: hoje e sempre!
Boas, felizes, lindas e respeitosas corridas!
#LojaKorrer
#HardtDesde1921
#LibertadoresDaKorrer
#VidasNegrasSãoLindas
#CorrerComRespeitoÉLindo
#AmarAoPróximoÉLindo
#MulheresQueCorremSãoLindas
#AutistasSãoLindos
#AnimaisPrecisamDeAmor
#LindaNaturezaPreservada